segunda-feira, 22 de março de 2010

19/03/2010
Parlamento Estudantil realiza primeira sessão de 2010
Na tarde desta quinta-feira (18), os integrantes do Parlamento Estudantil da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado realizaram a sua primeira sessão legislativa de 2010. No encontro também ocorreu a eleição da Mesa Diretora do mesmo, composta pelo presidente André Monteiro, vice-presidente Gabriela Jung e secretária Marina A. Martini. Segundo o jovem presidente, o encontro serviu para a apresentação de propostas e reivindicações dos estudantes e da comunidade onde residem que serão entregues, posteriormente, aos vereadores.
Na abertura da sessão ordinária, a vereadora Eloede Conzatti, também presidente da Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, lembrou dos compromissos do Parlamento e as ações que o mesmo pode tomar frente e trazer para a Casa Legislativa, além da importância da troca de experiências entre as escolas. “É um dia muito especial para a juventude aqui presente. Hoje é a instalação oficial do Parlamento e eleição da Mesa Diretora. Vocês são representantes de suas escolas e comunidade e devem reivindicar em prol delas”, comentou, sugerindo que a primeira campanha do novo Parlamento poderia ser sobre a conscientização do voto a partir dos 16 anos. Já o vereador Antônio Scheffer, que acompanhou o encontro ressaltou a importância deste grupo que, segundo ele, possivelmente, serão os substitutos dos atuais vereadores. Os alunos também tiveram uma breve explanação sobre o funcionamento da Câmara Municipal, relatada pelo assessor jurídico da mesma, Evandro Muliterno de Quadros, que também explicou as regras que determinam a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa. “A formação deste Parlamento é um ato de cidadania”, concluiu.
Também foi definido no encontro o calendário das sessões, que serão realizadas nas segundas quartas-feiras do mês, sendo a próxima agendada para o dia 07 de abril, às 14h, no Plenário Municipal. O Parlamento Estudantil é formado por 10 estudantes de oito escolas particulares, estaduais e municipais de Lajeado e realiza os trabalhos há cinco anos concretizando diversas ações como: seminários no Dia do Estudante, criação do Regimento Interno do Parlamento Estudantil, reorganização da União Lajeadense dos Estudantes – ULES, além da apresentação de propostas de melhorias nos bairros em benefício à comunidade lajeadense. Na sessão também estiveram presentes representantes do Legislativo e Executivo do município de Boqueirão do Leão.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Lajeado-Daniela Casagranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário